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Nota: 720
"Stop! A vida parou ou foi o automóvel?
As deficiências relacionadas à mobilidade urbana estão vinculadas, principalmente, com a falta de uso de variados tipos de meios de transporte. O verso de Carlos Drummond de Andrade representa o estado do motorista brasileiro, parado em constantes engarrafamentos e imobilizado ao tentar métodos alternativos de transporte , como a bicicleta.
Mesmo com o ganho de popularidade e dos diversos benefícios à natureza, uma parcela crescente da população acredita que a falta de segurança urbana e a falta de educação dos motoristas inviabilizariam o uso das bicicletas como meio de transporte. Um grupo de moradores do bairro do Grajaú, em São Paulo, ameaçou processar a prefeitura caso fosse construída uma ciclovia no bairro. Para eles, a diminuição da área de estacionamento nas vias públicas, assim como a redução da velocidade máxima tornavam as adaptações extremamente indesejáveis. Em contrapartida a esta ideia, sabe-se que a implantação de ciclofaixas incentiva o uso das bicicletas, não só como meio de esporte e lazer, mas como alternativa de transporte apto à mitigar os problemas com a mobilidade urbana nas cidades brasileiras.
Dentre tais benefícios a não emissão de poluentes atmosféricos diferenciam as bicicletas dos demais meios de transporte. Além disso, a bicicleta representa uma alternativa aos cidadãos frente ao trânsito caótico e ainda por cima, contribui com a retirada de veículos das ruas, garantindo a diversidade dos meios de transporte presentes nas vias públicas. Tal fato é realidade em países como a França e a Holanda, nos quais o uso da bicicleta tornou-se um hábito.
Apesar das divergências de opiniões, é inegável a importância da implantação de ciclofaixas e o uso das bicicletas como meio de transporte. Para isto, cabe, antes de tudo, a conscientização dos motoristas, desde as autoescolas, promovendo o respeito aos ciclistas e salientando a necessidade das bicicletas e de outros meios de transporte para a mobilidade urbana. Dessa forma, o trânsito brasileiro tornará-se antagônico ao verso de Drummond.
Versão 2:
Bicicleta e mobilidade
“Stop! A vida parou ou foi o automóvel?” O
verso de Carlos Drummond de Andrade representa o estado do trânsito brasileiro , no qual as pessoas encontram suas
vidas paradas, assim como seus carros nos grandes engarrafamentos. O ideal seria a inserção de novos meios de
transporte nas ruas e a garantia do convívio harmônico entre todos os
condutores e pedestres. Entretanto, existem opiniões contrárias à mudança no transito
brasileiro.
As deficiências relacionadas à mobilidade urbana estão vinculadas,
principalmente, com a falta de pluralidade nos meios de transporte. A implantação
de ciclofaixas incentiva o uso das bicicletas, não só como meio de esporte e
lazer, mas como meio de transporte apto a mitigar os problemas com a mobilidade urbana
nas cidades brasileiras. Além disso, a bicicleta representa uma
alternativa aos cidadãos frente ao trânsito caótico e ainda por cima, contribui
com a retirada de veículos das ruas, garantindo a diversidade dos meios de
transporte presentes nas vias públicas. Tal fato é realidade em países como a
França e a Holanda, nos quais o uso da bicicleta tornou-se um hábito.
Em contrapartida, existe um grupo de
pessoas que não acreditam no balanço positivo marcado pelo uso das bicicletas e
pela implantação de ciclofaixas. Estas pessoas acreditam que a falta de
segurança urbana e a falta de educação dos motoristas inviabilizariam o uso das
bicicletas como meio de transporte. Outro aspecto negativo, defendido por esta
parcela da sociedade, seria a diminuição da área de estacionamento nas vias
públicas, assim como a redução da velocidade máxima. Este pensamento está
diretamente ligado ao domínio dos veículos no trânsito, contudo da mesma
maneira que as motocicletas foram introduzidas na dinâmica viária, as
bicicletas são uma solução como meio de transporte, com o diferencial de não
emitir poluentes atmosféricos.
Apesar das divergências de opiniões, é
inegável a importância da implantação de ciclofaixas e o uso das bicicletas
como meio de transporte. Para implantação adequada das bicicletas e
ciclofaixas, cabe, antes de tudo, a conscientização dos motoristas, desde as
autoescolas, promovendo o respeito aos ciclistas e salientando a importância
das bicicletas e de outros meios de transporte para a mobilidade urbana. Dessa
forma, o trânsito brasileiro poderá ser representado por uma relação antagônica
ao verso de Drummond.
Versão 1:
“Stop! A vida
parou ou foi o automóvel?” O verso de Carlos Drummond de Andrade representa o
estado do trânsito brasileiro, no qual as pessoas encontram suas vidas paradas,
assim como seus carros nos grandes engarrafamentos. As deficiências
relacionadas à mobilidade urbana estão vinculadas, principalmente, com a falta
de pluralidade nos meios de transporte. A implantação de ciclofaixas incentiva
o uso das bicicletas, não só como meio de esporte e lazer, mas como meio de
transporte apito à mitigar os problemas com a mobilidade urbana nas cidades
brasileiras. Entretanto, existem opiniões contrárias aos inúmeros benefícios
trazidos pelas bicicletas.
Dentre tais
benefícios a não emissão de poluentes atmosféricos diferenciam as bicicletas
dos demais meios de transporte. Além disso, a bicicleta representa uma
alternativa aos cidadãos frente ao trânsito caótico e ainda por cima, contribui
com a retirada de veículos das ruas, garantindo a diversidade dos meios de
transporte presentes nas vias públicas. Tal fato é realidade em países como a
França e a Holanda, nos quais o uso da bicicleta tornou-se um hábito.
Em
contrapartida, existe um grupo de pessoas que não acreditam no balanço positivo
marcado pelo uso das bicicletas e pela implantação de ciclofaixas. Estas
pessoas acreditam que a falta de segurança urbana e a falta de educação dos
motoristas inviabilizariam o uso das bicicletas como meio de transporte. Outro
aspecto negativo, defendido por esta parcela da sociedade, seria a diminuição
da área de estacionamento nas vias públicas, assim como a redução da velocidade
máxima.
Apesar das
divergências de opiniões, é inegável a importância da implantação de
ciclofaixas e o uso das bicicletas como meio de transporte. Para implantação
adequada das bicicletas e ciclofaixas, cabe, antes de tudo, a conscientização
dos motoristas, desde as autoescolas, promovendo o respeito aos ciclistas e
salientando a importância das bicicletas e de outros meios de transporte para a
mobilidade urbana. Dessa forma, o trânsito brasileiro poderá ser representado
por um paradoxo ao verso de Drummond.
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