domingo, 1 de março de 2015

[Redação ENEM- 03] Nova geração, novos hábitos

TEMA: Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem brasileiro.

PROPOSTA DESCOMPLICA

Tempo gasto: 1h30min

Nota: 920

Nova geração, novos hábitos

          A globalização, os avanços tecnológicos e a internet: três fatores que conceberam a "geração smartphone", que permanece conectada à internet e que cria uma nova forma de relacionamento, que é a virtual. Apesar de contestada, a tecnologia está cada vez mais presente na vida do jovem brasileiro, sendo útil para acompanhar o ritmo de vida acelerado imposto pela contemporaneidade.


             Com a invenção da imprensa, por Gutemberg no século XV, houve a quebra dos paradigmas sobre a comunicação e a difusão do conhecimento, contudo o advento da internet surge para romper com as amarras no acesso à informação, que agora está à distância de um toque. Os smarthphones ganharam grande importância na sociedade brasileira, sobretudo na vida dos jovens devido a praticidade na conexão com a internet. Os celulares viabilizaram a leitura de livros e jornais, o acesso a vídeos e músicas, assim como o ensino não presencial. Deste modo o smartphone é utilizado pela juventude brasileira como uma ferramenta para driblar o tempo ocioso, oriundo de filas, engarrafamentos e do tempo perdido durante os dias com os deslocamentos. 

               A crescente procura dos jovens pelas redes sociais marcou a transição da "geração coca-cola" de Renato Russo, para "geração smartphone", determinada por uma nova interação com a sociedade: a virtual. Por meio de seus celulares, os jovens acompanham integralmente suas vidas virtuais, não só pela comunicação existente, mas também devido a um novo estilo de vida, o qual é capaz de balancear as obrigações do cotidiano com suas individualidades.

                Embora existam casos de jovens viciados em seus celulares, como alguns jovens japoneses, são se pode negar as conveniências trazidas por este aparelho, pois este reúne em um só elemento as funcionalidades de vários equipamentos. Devido a essa multifuncionalidade, os smartphones aceleram o cotidiano da juventude, pois a tecnologia que antes estava presente em computadores e notebooks, agora está em pleno movimento na palma da mão de seus donos. 

                 Portanto, para que os smartphones sejam bem benéficos ao cotidiano dos jovens brasileiros é necessária a consciência individual de cada usuário, para saber o momento adequado e a quantidade certa de uso. Também é necessário o diálogo das famílias com os jovens para deixar claro que a vida real é tão importante quando a vida virtual e que uma não deve anular a outra. Sendo assim a "geração smarphone" poderá usufruir dos benéficios e convenicências destes equipamentos no seu cotidiano.  


Erros aparentes: repetição de "smartphone" e "jovens". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário