quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Redação ENEM 04] Sociedade de aparências

TEMA:  CULTO AO CORPO E SUPERVALORIZAÇÃO DA APARÊNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Tempo gasto: 2:00

Nota: 560

Sociedade de aparências 

           Silicone. Musculação. Botox. Suco verde. Estes elementos são frequentemente citados quando o assunto é a aparência física. O culto ao corpo é algo evidente na sociedade contemporânea alterando padrões de comportamento e criando padrões de beleza. Difundida para todas as esferas sociais, a supervalorização da imagem possui consequências maléficas à cultura e o comportamento da sociedade contemporânea. 


          A busca pelo corpo perfeito gerou padrões de beleza que são cegamente almejados e muitas vezes inconquistáveis. Para ter um corpo magro, dietas extremas e lipoaspirações são cada vez mais frequentes. De fato, a procura por essa suposta perfeição estética é responsável por muitas doenças psicológicas, que são cada vez mais frequentes, como a depressão. Dessa forma, muitos são os que sofrem por perseguirem um padrão que nem se quer inventaram, desrespeitando o ideal grego de "corpo são e mente sã". 

           Os padrões de beleza são, normalmente, impostos pela mídia e são vendidos não só como sinônimo de beleza mas também de como sinônimo de felicidade. Desta maneira a beleza almejada é a mesma que movimenta a indústria cosmética, o que gera a intensificação do consumo. Este processo gera a mudança no comportamento dos indivíduos, como percebido na grande visibilidade dada a "cultura de ostentação", não qual o ser é igual ao ter. 

              A mudança de hábito frente a exposição da aparência pode ser notada com o grande uso das selfies. Por meio das mídias sociais, pode-se divulgar imagens próprias, sem nenhum tipo de motivo evidente a não ser o de exibir sua aparência para um suposto público. Este novo costume alterou a dinâmica social das indivíduos, já que o principal motivo de ir a algum lugar se tornou tirar fotos suas nesse determinado lugar e expor na internet. 

              Portanto, a supervalorização da imagem gerou a perda das individualidades e a consequente mudança de valores na sociedade contemporânea. Nesse contexto, é necessário que os indivíduos tenham consciência para discernir até que ponto a vaidade é algo saudável, pois devem respeitar suas próprias individualidades. Também é necessário o diálogo nas famílias sobre os reais valores de felicidade e sobre o que é ou não importante no que está sendo proposto pela mídia. Sendo assim, a aparência pode ser valorizada, mas mantendo o corpo são e a mente sã.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário