Tempo: 1h
Nota: 720
Lobos em sociedade
Linchamentos, humilhações públicas e até mesmo amarrar um ser humano a um poste: três atitudes que revelam a insatisfação da sociedade frente a violência generalizada nas ruas. Apesar de instintiva, a prática da justiça com as próprias mãos se trata de mais um ato de violência, caracterizando uma atitude regressiva no âmbito da sociedade.
Embora a agressividade tenha garantido ao homem sua sobrevivência, tal comportamento não é fundamental à sua existência na sociedade atual. A agressividade garantia ao ser humano atividades fundamentais como caçar e proteger seu território. Contudo, a partir do momento em que foi firmado o Contrato social de Hobbes, cabe agora ao Estado garantir a segurança e a legitimidade sobre o julgamento entre o certo e o errado. Dessa forma, a harmônia entre o homem e o Estado é de extrema relevância à sua existência em sociedade. Logo a agressividade é substituída por acordos, garantindo, assim, a estabilidade.
Dessa maneira, a evolução do convívio social se baseia na superação de métodos utilizados para se chegar ao equilíbrio. Na antiguidade, o Código de Hamurabi era um meio encontrado para praticar a justiça entre as pessoas, as quais seguiam a máxima "olho por olho e dente por dente". Apesar de parecer adequada para época da história antiga, a sociedade evoluiu e na contemporaneidade foram estabelecidas as Constituições Nacionais, baseadas, principalmente, na defesa dos direitos humanos. No processo de evolução da sociedade, portanto, não se deve regredir cabendo ao Estado a sanção e o julgamento.
É evidente, portanto, que a violência que ocorre com a falsa justiça com as próprias mãos deve ser ignorada para o pleno avanço do convívio em sociedade. Para que isso ocorra o Governo Federal debe investir no policiamento preventivo - garantindo diálogo e familiarização com das pessoas com a polícia, permitindo que a sociedade confie no trabalho dos policiais. A longo prazo, também deve ser feita uma campanha de conscientização da população, por meio da mídia e das escolas, que informariam a importância da defesa dos direitos humanos. Sendo assim, a sociedade pode evoluir e os homens poderão deixar de ser "lobos dos próprios homens", como dizia Hobbes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário