sábado, 9 de janeiro de 2016

Resultado do ENEM 2016

                              Então chegou 2016 e para marcar esse clima de fim de férias saiu a nota do ENEM, para alívio de uns de desespero de outros. No meu caso não sei bem o que eu estou sentindo, acho que estou esperançosa, mas ao mesmo tento rezando para que a nota de corte não aumente – na verdade eu torço para que ela abaixe.
                              O MEC divulgou, ainda ontem, as médias mais baixas e as mais altas de todos os alunos. E como é sabido no ENEM você não analisa sua nota com o parâmetro da nota 0 ou da nota 1000, inclusive porque esse ano um piauiense conseguiu tirar 1008,3 na prova de matemática. Sim, vá entender esse T.R.I. Assim, para analisar minha nota eu fiz uma relação com as notas mais altas de cada área do conhecimento, para saber se havia ido bem ou não. E as notas foram: 74,73% em natureza; 80, 87% em humanidades; 71,91% em matemática; 81,53% em linguagens e 92% na redação. Sim a mamãe aqui tirou 920 na redação. No entanto, eu sei também que essas médias não medem meu desempenho no Exame, isso seria medido pela quantidade de acertos e a dificuldade na hora mesmo da prova, mas isso é outra história, pois o que importa agora é saber como eu estou em meio a concorrência.
                              Assim, a partir de segunda eu me jogo no SISU e preciso torcer para que em meio aos meus concorrentes não haja essas melhores notas no Brasil e sim a galera normal que se surpreendeu com o nível da prova – como eu! A verdade é que eu estou aqui torcendo para ser aprovada. Torcendo muito mesmo.
                            A outra coisa que eu me peguei pensando, enquanto torcia muito para passar, foi que tem gente com notas muito boas, mas que devido a concorrência já estão conformadas que não vão passar. Vi o print de uma menina que não havia tirado menos 720 em nenhuma competência, mas não se saiu bem na redação – ela tirou 880 – e por isso não conseguiria passar em medicina. O que fica claro na história dessa menina é que a concorrência é cruel. Eu não olhei de qual estado ela era e eu também não sei quais são os pesos para ela passar, mas de forma alguma ela foi mal. Eu só fui mal em natureza, e o problema é que essa é a competência cujo peso é o mais alto para mim, por isso estou com o pé atrás na hora do cálculo da média, mas eu realmente espero que a redação fale mais alto e que o meu 920 sambe na cara da sociedade. Olha eu torcendo de novo.
                Enfim, esse texto era só para deixar um feedback de como eu fui no ENEM e para me fazer escrever mais. E nesse último parágrafo eu quero deixar claro que estou torcendo para que minha nota seja o suficiente para passar e que se eu passar eu prometo fazer um reggae no dia do ENEM seguinte! Também quero aflorar em mim essa vontade de escrever mais sobre esse ano de cursinho, pois eu aprendi muita coisa e queria deixar registrado, quem sabe ajudo alguém? Por fim, vamos torcer mais ainda para que eu vista o jaleco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário