segunda-feira, 31 de agosto de 2015

[Redação ENEM] Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo



Liberdade de expressão: causa ou solução? 

A liberdade de expressão é um dos direitos suprimidos durante ditaduras, como ocorreu por meio do Ato Institucional número 5 no Brasil, durante a ditadura militar, e ainda ocorre em países como Egito e Síria. Dessa feita, a liberdade de expressão tornou-se um direito defendido pelas democracias, garantindo liberdade e igualdade entre os indivíduos. Contudo, essa mesma livre expressão é causa de conflitos ideológicos. Sendo assim, existem limites para liberdade de expressão? A busca pelo equilíbrio e pelo bom senso dos indivíduos: eis um desafio à contemporaneidade.

É necessário analisar, em primeiro lugar, a livre expressão de ideias como geradoras de conflitos violentos. Em 2015, a redação do jornal francês “Charlie Hebdo” foi atacada por um grupo extremista islâmico, ocasionando mortos e feridos. Isto ocorreu devido a publicações, principalmente charges, satirizando o profeta Maomé. Neste contexto, surgiu o questionamento: o que é ofensivo e o que é liberdade de expressão? Pois as críticas devem ser feitas, mas não se deve disseminar intolerâncias.

Convém abordar, também, a influência da liberdade de expressão nas mídias sociais. Por meio das redes sociais os meios de comunicação estão cada vez mais próximos da população, permitindo assim a difusão de opiniões e pensamentos. Dessa forma, a partir de 2010, uma série de manifestações ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África, sendo chamada então de Primavera Árabe. Esses protestos eram marcados nas redes sociais e tinham como objetivo derrubar governos autoritários. Nesse contexto, embora possam ser utilizadas para verdadeiras revoluções, as redes sociais também são usadas para disseminação de intolerâncias, como o que ocorreu, em 2015, com a jornalista Maria Julia – conhecida por Maju – que foi vítima de comentários racistas. Logo as redes sociais existem como ferramentas de expressão e diálogo, mas isso depende do bom senso de seus usurários


Fica evidente, portanto, que a liberdade de expressão na contemporaneidade não deve ser limitada, ao invés disso deve-se estimular a tolerância dos indivíduos. Afim de que isso ocorra será necessária a reflexão individual, para que a sociedade seja alterada mediante o respeito mútuo, assim casos de violência física ou moral não ocorrerão. Também será de suma importância que escolas e famílias discutam sobre o respeito ao próximo, por meio de diálogos e palestras, respectivamente. Sendo assim a livre expressão não será a causa, mas a solução dos conflitos ideológicos. 

Se você leu, por favor deixe um comentário! ;)
Opiniões são sempre bem vindas!

7 comentários: