sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[Redação ENEM] O papel da literatura na formação de valores da sociedade

Proposta: Descomplica
Tempo: 1 hora

Literatura como ferramenta

A literatura é uma forma de arte que expressa a cultura de um povo. Além disso, trata-se também de um instrumento de transformação social, por meio de reflexões psicológicas, sociais ou políticas oferecidas aos leitores. Assim, garantir o papel da literatura na formação de valores e transformações sociais: eis um desafio à contemporaneidade. 


É necessário considerar, antes de tudo, o caráter informativo e crítico da literatura. Questionar valores e realidades é – e sempre foi – a preocupação de muitos autores. Dessa feita, por meio de suas obras há a difusão de realidades, muitas vezes desconhecidas por muitos – como na obra Os Sertões de Euclides da Cunha, que eternizou a fatídica batalha de Canudos e a estrutura sócio espacial do Sertão brasileiro. Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto também escreveram obras que criticavam e expunham a realidade nordestina, como “Vidas Secas” e “Morte e Vida Severina” – respectivamente. Assim, a literatura proporciona o conhecimento e a formação crítica dos leitores.  

Convém analisar, também, a contribuição da literatura para reflexões pessoais e políticas. Nos momentos de catarse, aqueles em que os leitores se identificam com aspectos da obra, surgem dúvidas existencialistas ou indignações com a realidade da sociedade em que o leitor está inserido, que não precisa ser necessariamente a mesma do autor. Esses momentos de reflexão podem ser vividos nas “epifanias” de Clarice Lispector ou no “Sentimento do mundo” de Drummond. Dessa maneira, a literatura se mostra capaz de ampliar os horizontes dos leitores e pode incentivar mudanças individuais ou coletivas. 

Fica evidente, portanto, que a literatura é essencial a formação pessoal e social dos indivíduos.  Umberto Eco, inclusive, disse certa vez que a literatura seria uma necessidade biológica da espécie humana. Assim, para maximizar os efeitos dessa arte, cabe aos Estados oferecer à população o acesso gratuito aos livros, construindo mais bibliotecas públicas e investindo nas bibliotecas escolares. Também será de suma importância que as escolas, em parceria com as famílias, promovam oficinas pedagógicas com o propósito de difundir o prazer da leitura entre os alunos e seus familiares. Sendo assim, a literatura contribuirá na formação de valores e transformações sociais presentes na contemporaneidade.

Se você leu, por favor deixe um comentário! ;)
Opiniões são sempre bem vindas!



1 - 

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.:

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota: 160
2 - 

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.:

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
3 - 

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.:

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200
4 - 

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.:

Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 160

5 - 

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.:

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 200

Nenhum comentário:

Postar um comentário