Tempo 58 minutos
Você tem sede de que?
Segundo Carlos Drummond de Andrade, a leitura seria uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade das pessoas não sentiria essa sede. Infelizmente, entre o atual cenário da leitura no Brasil e a realidade apontada por Drummond existem poucas diferenças. Assim, a falta de incentivo é o principal obstáculo na difusão do hábito da leitura. Desse modo, garantir o acesso às obras literárias e promover o estimulo à leitura: eis um desafio à sociedade brasileira.
É importante considerar, antes de tudo, os fatores que impedem a prática da leitura. Sabe-se que o Brasil possui realidades contrastantes, logo a falta de acesso às obras é um problema pertinente, já que muitos municípios brasileiros não contam com bibliotecas públicas e nem se quer com escolas com infraestrutura adequada. Outro fator que determinante é a falta de incentivo familiar. Uma pesquisa feita pela Federação de comércio do Rio de Janeiro divulgou que mais de 70% dos Brasileiros não leu nenhum livro em 2014. Desse modo, sem o incentivo familiar e sem o acesso as obras, a importância da leitura é deixada de lado por muitos brasileiros.
Convém analisar, também, a importância das escolas nesse processo. Na educação infantil não se pode negar que crianças que leem – por exemplo os contos de fadas – possuem a imaginação estimulada e são alfabetizadas mais facilmente. Além do aprendizado da língua, a leitura é capaz de oferecer bagagem cultural e visão crítica da sociedade. Dessa maneira, o hábito da leitura é fundamental na formação de valores e deve ser incentivado pelas escolas.
Fica evidente, portanto, que falta estimulo à leitura no Brasil. Para reverter esse quadro será importante que, a curto prazo, o Ministério da Educação construa bibliotecas públicas e que, juntamente com ONGs, promovam atividades a fim de disseminar a importância da leitura em pequenos municípios brasileiros, bem como nas comunidades carentes das capitais. Também será de suma importância que as escolas, em parceria com as famílias, promovam feiras pedagógicas que incorporem a leitura como uma atividade familiar, incentivando crianças e adultos a ler. Sendo assim, a “sede de leitura” de Drummond se estenderá pela sociedade brasileira.
Se você leu, por favor deixe um comentário! ;)
Opiniões são sempre bem vindas!
Opiniões são sempre bem vindas!
Bom dia, esse texto está maravilhoso, a escrita é ótima, usarei esse texto como motivador para minha redação.
ResponderExcluir