Malthus não contava com essa
A teoria malthusiana defendia o colapso da sociedade devido a escassez de alimentos – que cresceria de linearmente – frente ao crescimento exponencial da população. O que Malthus não cogitava eram os avanços tecnológicos e científicos aplicados à produção de alimentos, sobretudo a transgenia. Assim, garantindo a produção, os transgênicos superam condições inóspitas e, também, ampliam os horizontes do setor farmacêutico. Contudo, existem contrastes sociais e ambientais nesse processo produtivo. Garantir o acesso à tecnologia e proteger o meio ambiente: eis um desafio à contemporaneidade.
É importante considerar, antes de tudo, os efeitos ao ambiente com a utilização de organismos transgênicos. Sementes de arroz enriquecidas com vitamina “A”, resistentes a pragas e adaptáveis a vários tipos de clima ou mesmo bactérias resistentes a muitos medicamentos. Com certeza essas modificações se tratam de vantagens para os produtores e avanços para o setor farmacêutico, mas e o meio ambiente? Vale ressaltar que a maior resistência das plantas contribui para o maior uso de agrotóxicos e a variações do equilíbrio natural dos ecossistemas. Também é importante saber que a manipulação de bactérias ou de vetores patológicos podem ser prejudiciais a vida humana. Dessa feita, o uso de transgênicos é bem-vindo na produção de alimentos ou de medicamentos, mas deve-se buscar um equilíbrio com o meio ambiente e a preservação da qualidade de vida humana.
Convém relacionar, também, os problemas sociais relacionados a transgenia. Ocorre que empresas de engenharia genética detém o poder de produção e a patente de sementes, como a Monsanto que detinha os direitos sobre uma determinada semente de soja transgênica até 2014. Assim, esses grandes laboratórios possuem o monopólio de produção de sementes e cobram preços altos por esses produtos, devido a tecnologia aplicada. Então como o pequeno produtor pode se manter no mercado? Infelizmente, tratando-se das atividades do setor primário, os organismos transgênicos atuam na manutenção das desigualdades existentes no campo.
Fica evidente, portanto, que o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados é importante para sociedade, mas deve preservar o equilíbrio com o meio ambiente. Além de não inviabilizar outras técnicas de produção. Então para potencializar o efeito dos transgênicos será necessário a curto prazo que as normas ambientais sejam respeitadas pelos produtores e que haja um estudo, juntamente com as ONGs, das regiões para verificar anormalidades nos ecossistemas com o uso de transgênicos. Também será de suma importância que os Governos incentivem a produção de alimentos orgânicos e que por meio de Escolas Rurais capacitem os pequenos produtores para que a competição seja mais justa. Assim sendo, a sociedade surpreenderia Malthus mais uma vez com o domínio sobre a natureza.
Se você leu, por favor deixe um comentário! ;)
Opiniões são sempre bem vindas!
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.:
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota: 160
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.:
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.:
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.:
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.:
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 200
Muito bom!
ResponderExcluir